terça-feira, 7 de agosto de 2012

ANDRÉ LUÍS SOARES





ANDRÉ LUÍS SOARES 

Tendo nascido em Brasília, em outubro de 1964, criou-se no Rio de Janeiro, sob a influência poético-musical da bela Copacabana, nas décadas de setenta e oitenta. De volta à Capital Federal ao fim da adolescência, estudou ‘Ciências Econômicas’ na Universidade Católica de Brasília e abriu escritório de consultoria, no qual trabalhou por mais de quinze anos, prestando serviços para empresas dos setores público e privado.

Em 2004, ainda em Brasília, além de escrever poemas e crônicas, desenvolveu relação amadora com o teatro local, escrevendo quatro roteiros. Sua peça intitulada ‘Livre Negociação’ participou de concurso do SESC, ficando em quarto lugar. Foi encenada mais de cinquenta vezes naquela mesma cidade.

Em 2005, trocou o Planalto Central por Guarapari (ES). Nesse período, sua produção literária aumentou consideravelmente. No ano de 2006, dois de seus poemas (‘O Bárbaro’ e ‘Dinheiro’ – esse último, em parceria com a poetisa paulista, Dayse Serena) viraram notícia nos cadernos de cultura dos jornais paulistanos, ao serem inseridos na peça teatral ‘Ritual dos Sete’, do ‘Grupo Sensus’ – renomado corpo de teatro e dança, dirigido pela atriz global Thereza Pfiffer (os demais poemas utilizados nessa mesma peça eram todos de imortais da Academia Brasileira de Letras).

No ano de 2007, seu poema ‘O Menino de Beirute’ venceu concurso promovido pela entidade cultural ‘Navegante nas Estrelas’, situada em São Paulo. Ainda em 2007, seu soneto intitulado ‘Mulher Carioca’ venceu o concurso que elegeu o texto que comporia catálogo de produtos, na campanha de marketing primavera-verão 2008, da grife Branca Maria, empresa estabelecida em Petrópolis (RJ). Em 2008, foi eleito ‘Cônsul de Guarapari’, pela ONG internacional ‘Poetas Del Mundo’.

Em maio de 2012, seu poema ‘Fugindo Numa Tela de Van Gogh’ conquistou o segundo lugar no 3º Prêmio Literário Legislativo de Caçapava do Sul (RS), integrando coletânea literária produzida pela ‘Casa do Poeta Caçapavano’. Ainda em maio, esse mesmo poema foi publicado na ‘Varal do Brasil’ (página 13), revista literária brasileira produzida e distribuída mensalmente, em Genebra (Suíça).

Admirador de todas as artes, concentrou seu trabalho na poesia e na crônica, havendo esporadicamente se aventurado na prosa e em roteiros de esquetes para teatro. Sua obra soma mais de dois mil textos registrados na Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, formando vasto conjunto literário, que vai do romântico e erótico ao social e político, passando pelo filosófico e pela poesia infanto-juvenil.

Como poeta e cronista, possui alguns dos blogs mais conhecidos do país – ‘Gritos Verticais’ (www.poemasdeandreluis.blogspot.com/); ‘Doce de Fel’ (http://docedefel.wordpress.com/); ‘Póética Herética’ (www.poeticaheretica.blogspot.com/); ‘Sons de Sonetos’ (www.sonsdesonetos.blogspot.com/); entre outros. Em julho de 2012 promoverá a oficina de poesia intitulada ‘Gritos Verticais – A Poesia Vive em Todos Nós’, no 22º Festival de Inverno de Garanhuns (PE), com patrocínio da FUNDARPE.

Como chargista amador, utilizando-se o pseudônimo ‘RobMaia’, possui o conhecido blog ‘Ti-Rinhas’ (http://thirinhas.wordpress.com/).

Como fotógrafo, possui blog voltado exclusivamente à exposição da produção de orquídeas no Espírito Santo – ‘Orquidáceas’ (www.orquidaceas.tumblr.com/). Atualmente, está em vias de fazer exposição, por quarenta dias, de sua mostra fotográfica intitulada ‘Pra Não Dizer Que Não Falei das Cores’, na Sala Nordeste, em Recife, com patrocínio da FUNARTE.

Desde 2007 é membro da entidade internacional ‘Poetas Del Mundo’, que o elegeu Cônsul da cidade de Guarapari (ES). Em 2012 tornou-se membro efetivo da ‘Academia de Artes, Cultura e Letras de Marataízes’, no Espírito Santo.

Em 2011 lançou seu primeiro livro – ‘Gritos Verticais’ (também à venda online, pelo endereço: https://www.clubedeautores.com.br/book/118137--gritos_verticais). Atualmente está terminando outros três livros; sendo um de contos (‘Contos dos Quatro Cantos’); um de poemas (‘Palavras de Sal e Sol’) um romance (‘Bala de Framboesa’). Ambos com previsão de lançamento para 2013.

Incentivador de todas as artes, promove oficinas literárias com o intuito de motivar pessoas a experimentarem o prazer da expressão literária, além de difundir o respeito aos Direitos Autorais.

Não obstante, tem no xadrez outra grande paixão. Em Guarapari (ES), tornou-se membro da equipe que representa aquela cidade nos campeonatos estadual e nacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

FUNÇÃO

FUNÇÃO
Promover, divulgar e premiar a arte livre, clássica ou popular, como manifestação cultural acessível ao povo, celebrizar a criação e sua autoria por um colegiado acadêmico durante um calendário vigente anual, com entrega de estatuetas de condecoração. Formação de um colegiado com quadro de Membros Acadêmicos Titulares com quarenta cadeiras subdivididas em oito modalidades de ocupação com percentual de vagas representativas de todo segmento artístico praticado na cidade, oriundo do quadro de Membros Associativos. Criar e manter um centro avançado de estudos e pesquisas artísticas para desenvolver meios investigativos para o artista, numa abordagem do trabalho artesanal criativo. Catalogar obras e emitir selos de parceria e observar aos artistas com crivo acadêmico uma visão imparcial, humanística e democrática, sobretudo orientadora nos projetos de montagens, sob a ótica que produzem sonhos e bens de consumo que requer qualidade para seu alcance de platéia e mercado.