sexta-feira, 18 de março de 2011

AO ARTISTA DA ARTPOP- ACADEMIA DE ARTES DE CABO FRIO

A ARTPOP surgiu da vontade de artistas, técnicos e intelectuais de insurgir contra o elitismo, somos a arte popular no sentido de popularizar as expressões do belo, quer oriunda de manifestação do povo, quer erudita na sua concepção. Este primeiro encontro cultural rompe de vez qualquer pensamento ou postulado de elitização porque A ARTPOP é uma realidade livre à moda popular, um fórum permanente numa social academia para artistas engajados com os projetos sócio-culturais, com a arte que revoluciona, com a gênesis do encantamento tribal que liberta estilos . A arte será laureada, o artista reconhecido e o acadêmico condecorado sem limite no espaço, daqui e de acolá, enquanto esta sociedade vislumbra e acolhe seu provedor de sonhos, de quimeras e de talentos sociabilizando seu dialeto, grafando erupções poéticas, libertando seus movimentos, imortalizando a imagem e musicando sentidos, na voraz busca do equilíbrio do belo, da descoberta, da farsa e da sedução. A ARTPOP é o começo, meio e o espaço para esse fim. Adotamos sempre posicionamento coletivo direcionado ao bem comunitário, aos fins acadêmicos e na vontade suprema em sublimar a arte. Posto nesta ordem vivificamos a cada dia o verve da comunicação e dos indicativos oriundos do nascimento desta social Academia.
Assim quando em 2007 remontamos um estatuto para criar uma academia de arte partimos do pressuposto que o diferencial estaria além de um corpo acadêmico mas numa constelação de infinita grandeza, que os artigos e parágrafos não conteriam no espaço e no tempo. A ARTPOP é uma social academia que no bojo de seu fluxograma fundamenta-se no surgimento de talentos através de pesquisas em parcerias com entidades vinculadas com selo acadêmico e nos projetos sócio culturais do Colegiado .
A ARTPOP é uma academia de generosidade, fala a lingua dos anjos e faz da arte seu estandarte, é o Olimpo onde os artistas se encontram e reciclam suas bagagens num Colegiado que vai aferir as produções inéditas e laurear o autor e sua criação, iluminando seu rastro rumo a uma realeza supra mitológica. Assim é você, ARTISTA DA ARTPOP, uma estrela cadente, um artista itinerante de todos os espaços, presente nos momentos de trabalho e de festa. Nas pluralidades das linguagens, nas multiformas das imagens e nas diversidades dos processos nos enxergamos ferramentas a moldar o belo e o singelo na submissão consentida do corpo e da alma libertando quimeras e conceituando paradigmas para um sonho contemplativo da arte popular. Parabéns artpopianos, membros associativos, do colegiado, correspondentes, honorários e beneméritos por pertencerem o corpo acadêmico dessa Academia. Contamos com todos para a edição do Catálogo ARTPOP 2010 onde iremos repaginar os feitos e inventariar os mimos nesta vitrine generosa na partilha eclética de talentos e numa coleção compilada dos segmentos artísticos da Academia de Artes de Cabo Frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

FUNÇÃO

FUNÇÃO
Promover, divulgar e premiar a arte livre, clássica ou popular, como manifestação cultural acessível ao povo, celebrizar a criação e sua autoria por um colegiado acadêmico durante um calendário vigente anual, com entrega de estatuetas de condecoração. Formação de um colegiado com quadro de Membros Acadêmicos Titulares com quarenta cadeiras subdivididas em oito modalidades de ocupação com percentual de vagas representativas de todo segmento artístico praticado na cidade, oriundo do quadro de Membros Associativos. Criar e manter um centro avançado de estudos e pesquisas artísticas para desenvolver meios investigativos para o artista, numa abordagem do trabalho artesanal criativo. Catalogar obras e emitir selos de parceria e observar aos artistas com crivo acadêmico uma visão imparcial, humanística e democrática, sobretudo orientadora nos projetos de montagens, sob a ótica que produzem sonhos e bens de consumo que requer qualidade para seu alcance de platéia e mercado.