domingo, 26 de maio de 2013

AMÉLIA MARCIONILA RAPOSO DA LUZ



Amélia Marcionila Raposo da Luz nasceu em 30 de março de 1945 em Pirapetinga, Zona da Mata, Minas Gerais. Filha de Luíza Raposo da Luz e Odilon Mendes da Luz teve dois filhos, Fábio, falecido e a advogada Wilmary que trabalha na área jurídica do Estado do Rio de Janeiro. Da família do pai herdou a sensibilidade. Todos eles eram instrumentistas, dedicados à música. Desde muito cedo mostrou interesse pelas letras, dedicando-se aos estudos e destacando-se sempre na escola com suas produções de textos.



É formada em Pedagogia, Administração Escolar e Magistério, Orientação Educacional e Pós graduação em Psicopedagogia na Escola, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Prof. Nair fortes Abu Mehry – Além Paraíba/MG. Concluiu Pós graduação em Planejamento Educacional pela Universo – Faculdade   Salgado de Oliveira, Niterói/Rj. Formou-se também em Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa e Literatura pelo Colégio de Pádua, Santo Antônio de Pádua/RJ.



Foi professora da SEE do Estado do Rio de Janeiro aposentando-se com trinta anos de profissão e professora da SEE do Estado de Minas Gerais, aposentando-se com vinte e cinco anos de regência de turma. Ministrando a Língua Portuguesa adquiriu intimidade com os textos fazendo da sala de aula sua fonte de experiências. Descobriu o valor da língua pátria na profissão que com dedicação e respeito exerceu.



Fundou ao lado de amigos o Centro Cultural de Pirapetinga sempre se dedicando às suas atividades. Participa de projetos e eventos culturais da Casa de Cultura Geralda Bifano Jubileu, ambos em sua terra natal, dedicando-se com especial interesse às suas raízes culturais.
É Membro Efetivo da APLAC – Academia Paduana de Letras Artes e Ciências – Santo Antônio de Pádua/RJ, Membro Correspondente da ACL – Academia Cachoeirense de Letras – Cachoeiro de Itapemirim/ES, Membro Correspondente da Academia Rio Cidade Maravilhosa – Rio de Janeiro, Membro Correspondente da Academia friburguense de Letras – Nova Friburgo/RJ, Membro correspondente da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni – Petrópolis/RJ, Membro Correspondente da Academia Ferroviarista de letras – Rio de Janeiro/RJ, Decana e Delegada Regional do Clube dos Escritores de Piracicaba/SP, Delegada da UBT em Pirapetinga/MG, Membro da Fundação del’Secchi – Vassouras/RJ, Membro Correspondente da ALB-Mariana/MG, Embaixadora do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz – Suisse/France, Membro Efetivo do InBrasCI – Instituto brasileiro das Culturas Internacionais/Mariana/MG e está em processo de ligação com a REBRA – Rede de Escritores Brasileiros.



Foi contemplada pela Prefeitura Municipal de Pirapetinga com a Comenda Ana Luíza de Assis Silveira e condecorada com a Medalha Peixe Branco, recebendo do Centro Cultural de Pirapetinga - Patrono Antônio Jubileu, o Certificado de Agente Cultural. Recebeu da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Pádua Moção de Aplauso pelos serviços prestados à educação no município.
Participa de concursos literários em vários estados do Brasil e exterior, sendo premiada em todas as categorias literárias. Recebeu diversas medalhas, troféus, condecorações, certificados e diplomas pelas classificações obtidas nos referidos concursos. Acumula premiações e publicações em várias antologias literárias, e-books, anuário de escritores, agendas literárias e periódicos. É colunista do Jornal Papiro, coluna poética Ecos de Minas, Santos/SP. Tem publicado um livro solo de poesias “Pousos e Decolagens. Prefere suas publicações em antologias por conhecer e divulgar outros autores nos seus rastros literários.
Foi premiada na X e XI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e na XVII Bienal Internacional do Livro de São Paulo recebendo diplomas e publicações de textos de sua autoria. Foi classificada pelo Festival de Poesia Falada de Campos dos Goytacazes/RJ com lançamento na XIII Bienal Internacional do Livro do Rio de janeiro, pela Fundação Jornalista Oswaldo Lima.



A Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias concedeu-lhe por duas vezes Medalha de Ouro e publicação de textos de sua autoria na revista Acadêmica Brasília – Rio de Janeiro. Foi classificada como finalista na APPERJ – Associação dos Poetas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, interpretando seu poema no auditório Machado de Assis na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Participou também da Antologia “Vozes na Paisagem” – Editora Galo Branco com lançamento na Academia Brasileira de Letras/2011/Rio de Janeiro/RJ e da Antologia Lumens recebendo a Medalha Lumens/2011/ em Mariana/MG.
Classificada pela ABRACI, interpretou texto de sua autoria, sendo premiada em cerimônia na Academia Brasileira de Letras, auditório Machado de Assis no Petit Trianon do Rio de Janeiro.



Participou do IV, V, VI e VII- Belô Poético realização Rogério Salgado em Belo Horizonte/MG sendo publicada como co-autora em Poetas EM/CENA 2, 3, 4 e 5. Publicada na Antologia Del’Secchi de 2006 a 2009. Foi publicada pelo Centro de Estudos Poéticos de Madrid/Espanha, participa da II, III e IV Antologias de Poetas Lusófonos de Leiria/Portugal. Pela Accademia Il Convívio, no Concurso de Poesia, Prosa e Arte Figurativa recebeu “Segnalazione di Mérito” com publicação em duas antologias, recebeu segundo lugar no Prêmio Fra Urbano Della Motta, com o tema Natal, recebendo publicação de seu texto em antologia, recebeu classificação – Terza Classificata – no Premio “Poesia, prosa e Arti figurative – Il Convivio 2011 e Primo Premio Assoluto em Poesia em Português em outubro de 2012 -  Castiglione di Sicília/Itália. “La Lanterna Bianca” concedeu-lhe a classificação de Finalista no Concorso di Diari – XeXI Ediziones – Motta Camastra/2011/2012, recebeu o Premio Letterario Internazionale – Nova Sociale - “Nocera Poesia” Sétima Edizione-2010 – Salerno/Itália,  e outros que fazem parte do seu acervo.



Mineira extremada dedica sua obra à sua mineiridade. Teve o privilégio de nascer em Minas enaltecendo com muitos dos seus textos a sua terra que tanto ama e reverencia. Com delicadeza de sentimentos vai tecendo a sua vida na sua oficina de versos, onde encontra significado para prosseguir sempre nos caminhos da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

SELO ACADÊMICO DE PARCERIA

FUNÇÃO

FUNÇÃO
Promover, divulgar e premiar a arte livre, clássica ou popular, como manifestação cultural acessível ao povo, celebrizar a criação e sua autoria por um colegiado acadêmico durante um calendário vigente anual, com entrega de estatuetas de condecoração. Formação de um colegiado com quadro de Membros Acadêmicos Titulares com quarenta cadeiras subdivididas em oito modalidades de ocupação com percentual de vagas representativas de todo segmento artístico praticado na cidade, oriundo do quadro de Membros Associativos. Criar e manter um centro avançado de estudos e pesquisas artísticas para desenvolver meios investigativos para o artista, numa abordagem do trabalho artesanal criativo. Catalogar obras e emitir selos de parceria e observar aos artistas com crivo acadêmico uma visão imparcial, humanística e democrática, sobretudo orientadora nos projetos de montagens, sob a ótica que produzem sonhos e bens de consumo que requer qualidade para seu alcance de platéia e mercado.